O que é fisioterapia da face?
É a fisioterapia aplicada em diversas disfunções e patologias do sistema estomatognático.
Indicações para o tratamento
Dor orofacial; disfunções têmporo-mandibulares, cefaléias cervicogênicas, cervicobraquialgias, bruxismo, reabilitação pós cirurgia bucomaxilofacial, parestesias orais diversas e paralisia facial.
Início do tratamento
O tratamento deverá ser indicado IMEDIATAMENTE ao aparecimento dos sintomas, no caso de disfunções têmporo-mandibulares, de paralisia facial e da reabilitação pós-cirúrgica bucomaxilofacial. Quanto mais cedo é feita a intervenção, mais rápida é a recuperação do paciente pós-cirúrgico, conseguindo o retorno da sensibilidade mais rapidamente e dos movimentos bucais – abertura, lateralidade e protusão – movimento para frente da mandíbula, mais rapidamente também, necessitando, consequentemente, de menos sessões de fisioterapia e eletroacupuntura. O mesmo se aplica à paralisia facial e à dor muscular-articular.
Fisioterapia no tratamento do Bruxismo
Objetivo da fisioterapia bucal associada com a eletroacupuntura e laser-acupuntura:
- Relaxar a musculatura mastigatória;
- Promover liberação de nódulos formados por contraturas;
- Alongamento de masséteres- fibras verticais e horizontais;
- Utilização de laser-acupuntura e eletroacupuntura para dessensibilização neuronal, analgesia, relaxamento muscular e para auxiliar no equilíbrio emocional e do estresse.
Fisioterapia no tratamento da Disfunção Têmporomandibular
- Segundo a American Association of Orofacial Pain, a disfunção temporomandibular (DTM) é um termo designado a um subgrupo das dores orofaciais, cujos sinais e sintomas incluem dor ou desconforto na articulação temporomandibular (ATM); nos ouvidos; zumbidos; dores nos músculos mastigatórios e cervicais, de um ou ambos os lados; travamentos; estalidos; crepitação; amplitude de movimento mandibular limitada; desvios; dificuldade de mastigação e dores de cabeça e pescoço (Pereira et al 2005; Santos et al 2006).
- No tratamento odontológico é feita inicialmente uma avaliação e, de acordo com o quadro clínico, poderá ser feita a prescrição de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares ou reposição vitamínica, placas oclusais e em casos mais graves, a indicação de artroscopia ou discopexia para o tratamento da DTM (Oliveira 2002; Alencar et al 2009; Grossmann 2011).
- No tratamento fisioterapêutico baseia-se, de uma forma geral, em exercícios, massagens, alongamentos, terapia de liberação, estimulação elétrica nervosa transcutânea (Tens), ultrassom, e acupuntura – eletroacupuntura/laser-acupuntura (Castro et al 2006; Medlicott et al 2006; Maluf et al 2008; Alencar et al 2009).
Tempo de tratamento
Depende muito do comprometimento clínico do paciente, da intensidade e do tempo que o paciente já apresenta a patologia ou cirurgia.
Em média, por exemplo, um paciente com dores musculares (nos músculos da face-têmporas) ocasionadas pelo bruxismo, necessita em média de 20 sessões de fisioterapia bucal associada com eletroacupuntura/ laser-acupuntura para eliminar suas dores, associado juntamente com a placa de mordida prescrita pelo seu cirurgião-dentista.
Na reabilitação pós-cirurgia ortognática, a média de sessões realizadas é entre 20 e 30 sessões, associadas com a eletroacupuntura/laser-acupuntura.
O QUE É LASER-ACUPUNTURA?
É a aplicação da terapia de laser de baixa potência nos pontos de acupuntura.
QUAL A APLICAÇÃO DA LASER-ACUPUNTURA?
É utilizada para tratar diversos acometimentos na odontologia (DTM´s, dores miofascias, paralisia facial, parestesias, entre outros).
• Estudos utilizando a laserterapia (Venancio et al., 2005; Fikackova et al., 2006; Catão et al., 2013) ou laser-acupuntura (de Oliveira et al., 2015) têm sido desenvolvidos para verificar a eficácia desta terapia em DTM’s. Veja meu estudo: link.
A laser-acupuntura tem sido utilizada para o tratamento de parestesias orofaciais (perda ou alteração da sensibilidade facial após procedimentos odontológicos).
Cirurgia Ortognática
Objetivo da fisioterapia-eletroacupuntura/laser-acupuntura:
• Redução do edema.
• Regeneração dos tecidos articulares.
• Prevenção do enrijecimento articular.
• Mobilização do fluido sinovial, prevenindo adesões.
• Lise (quebra) de coágulos evitando a formação de fibrose.
• Readquirir abertura bucal, lateralidade e protrusão mandibular dentro dos padrões de normalidade.
• Restabelecer a sensibilidade (com as técnicas de fisioterapia neurológica associadas a eletroacupuntura e laser-acupuntura).
Estudos envolvendo o tratamento das parestesias orofaciais com laserterapia de baixa potência, laser-acupuntura e eletroacupuntura foram realizados pela Dra Renata Ferreira de Oliveira e publicados nas seguintes revistas cientifícas abaixo. Clique nos links abaixo para vê-los.
http://online.liebertpub.com/doi/10.1089/acu.2017.1228
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26226172
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4870905/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24519261
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1011134415002274
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34878933/